RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Imigração Francesa em Bicas

Em 2004 tivemos o prazer de receber na Biblioteca Municipal a visita da pesquisadora Pascale Laguionie Lagauterie que estudou a respeito da imigração das famílias francesas em Bicas em setembro de 1885. Em suas pesquisas descobriu-se que as famílias Audebert, Malard, Mouty, Theuliéras,Célérier, Gaspard, Delage, Dousseau, Debet, Dhomme, Dubreuil, Parveau, Cheminant, Bonimond, Gravier, Jaubert e Rubin, recrutadas por François Firmin Alibert e Joaquim José Gonçalves de Moraes, deveriam trabalhar na Fazenda Monte Cristo - Bicas, chamada nos documentos Perigordinos de "Colônia Perigordina".
Destacam-se algumas famílias que aqui permaneceram:
Dousseau - Nossa conterrânea Marly Mayrink;
Chaminant - Representada por Alan Benazzi que reside em São Paulo;
Mouty - Descendentes que vivem em Brasília;
Outras famílias regressaram ao Périgord depois de alguns anos.
Como resultado de sua pesquisa, Pascale Laguionie Lagauterie nos enviou o livro Le Périgord o qual retrata toda a história dessas ilustres famílias.
Nós, da Biblioteca Municipal de Bicas nos sentimos prestigiadas por termos sido um ponto de referência  e por fazermos parte desse levantamento histórico.
O livro Le Périgord encontra-se disponível a todos aqueles que quiserem conhecer essas famílias, as quais também fazem parte da história do município de Bicas.



 
Copyright 2009 Biblioteca Municipal de Bicas Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes