RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Autores Biquenses e Regionais (Em andamento...)

Walter Lhamas Ferreira
Nasceu em Bicas - MG, onde iniciou sua carreira ferroviária na funçaõ de aprendiz caldeireiro, passando, graças a seus méritos, esforços e conhecimentos , por diversos cargos, em princípio, na área técnica e, posteriormente, nas atividades educacionais (desenvolvimento de pessoal) nos quais, como Instrutor de Caldeireira e de Educação Física, Professor de Curso Primário, Professor de Curso Profissional, Ginasial e Técnico de Comércio e Contabilidade, nas matérias:Português, Matemática, Taquigrafia, Merceologia e Ciências Aplicadas, desenvolveu suas aptidões de educador, vindo a dirigir as duas Escolas da Estrada de Ferro Leopoldina, em Bicas )Escola Primária Quatro de Novembro - antigo Liceu Operário de Bicas e Escola Profissional Ferroviária) - carinhosamente chamada de SENAI pelos alunos e professores. Paralelamente aos seus trabalhos nas diversas entidades escolares de Bicas, Walter Lhamas Ferreira, proferia palestras de orientação aos pais e de educação da juventude,mantendo, também,nos jornais da região de Bicas, colunas dedicadas aos jovens e aos pais. Promovido em suas funções pela Estrada de Ferro Leopoldina, foi transferido para o Rio de Janeiro onde completou sua formação de nível superior e desempenhou funções de alta relevância na Estrada de Ferro Leopoldina, na Superintendência Regional do Rio de Janeiro - RFFSA, na Administração Geral da Rede Ferroviária Federal S.A. e na Companhia Docas do Rio de Janeiro - Sistema Portobrás, notadamente na área de Recursos Humanos, no campo de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal. Sob os auspícios da Rede Ferroviária Federal e da Empresa de Portos do Brasil - PORTOBRÁS - percorreu vários Estados do Brasil promovendo reuniões, treinamentos e seminários sobre temas educacionais e de aperfeiçoamento profissional e gerencial.

Chicre Farhat
Mineiro de Bicas, estudou no Instituto Granbery (em Juiz de Fora)por 7 anos.
Participou ativamente da política universitária, tendo sido Secretário Geral da UNE.
Diplomou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, sendo eleito orador da turma.
Foi jornalista dos Diários Associados e advogado do Banco do Brasil por 31 anos.
Candidato a deputado estadual por Minas Gerais, teve a coragem de usar como slogan a frase: "Não compro votos". Foi derrotado.
Mora no Leblon, Rio, é casado com Nereida e pai de três filhos: Carla, Cláudia e Márcio.

OBRAS PUBLICADAS

1-Por que matei o padre
2-O resgate
3- A culpa dos inocentes
4-O canto do entardecer


Júlio César Vanni
Filho de italiano de Lucca, na Toscana, nasceu em Pequeri, Minas Gerais, em 25 de março de 1927. Unindo o seu lado peninsular com raízes mineiras, tornou-se uma figura admirável e profundo pesquisador de sua região de origem, onde se destacam os municípios de Juiz de Fora, Pequeri, Bicas, Mar de Espanha, Guarará, Sa
ntana do Deserto, Maripá de Minas, Chiador, São João Nepomuceno, Senador Cortes, Chácara, Matias Barbosa, Simão Pereira, Além Paraíba e outros, situados na fronteira fluminense.
Professor universitário, jornalista, bacharel em direito e pedagogo, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, do Insttituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Academia Juizforana de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras e outras instituições do interior do país.
Sócio fundador do jornal Comunitá Italiana, vice-presidente da Associazioni Lucchesi nel Mondo, Sezione di Rio de Janeiro, foi condecorado pela Câmara de Comércio de Lucca pelo trabalho desenvolvido junto às comunidades italianas no Brasil.
É cidadão honorário do estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Campos, Niterói, Quiçamã, e São Gonçalo. Foi professor e diretor das Faculdades Plínio Leite, que ajudou a criar, em Niterói, delegado do Ministério da Educação no estado do Rio de Janeiro e presidente estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
Prefeito da sua terra natal, Pequeri, MG, fundou o primeiro ginásio da cidade, hospital, jardim de infância, instalou a primeira rede urbana de telefones, iniciou o calçamento e implantou a infra-estrutura necessária ao seu desenvolvimento, a ponto de vê-la, mais tarde, classificada como a quarta cidade da região em qualidade de vida.
OBRAS PUBLICADAS (algumas)

1-Aspectos Pedagógicos da Educação do Surdo
2- Meu cordel
3- Telúria
4- Itália, Meu Amor
5- Italianos no Rio de Janeiro
6-Sertões do Rio Cágado
Além de muitos artigos, publicados em vários jornais.









 
Copyright 2009 Biblioteca Municipal de Bicas Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes